quarta-feira, 19 de outubro de 2011

LP, Vinil, Bolacha, Long Play não importa o nome e sim qualidade meu chapa

Tava eu lá em Curitiba para a 1º Edição do finado Curitiba Pop Festival que depois virou Curitiba Rock Festival e que depois acabou (SAUDADES!!) quando conheço uma carioca muito da estressada que no meio de um conversa sobre o turismo local da cidade e percebendo que eu era de SP me solta uma pergunta muito da estranha: 


Carioca estressadinha: “Purque vocêixx Paulixxtaxx falam BOLAXXA e não BIXXCOITO?” 


Eu(respondendo): Não sei aprendi assim
Eu(pensei): Carioca desgraçada não tem o que perguntar fica quieta caralho!! 


Carioca estressadinha: “Bolaxxa para mim é uma tapa na cara, no pacote ta exxcrito BIXXCOITO aee!” 


Eu não lembro o nome daquela carioca, gostosa de olhos castanhos, pele bronzeada e de aproximadamente 1,60 de altura.
Imagina se eu fala-se que pelo menos por aqui em sampa usamos a pavra bolacha tanto para o bixxcoito como para  um apelido carinhoso para o vinil, ah ia dar merrrda!! 


Essa historinha tosca que contei é só para usar a palavra “bolacha” em um texto onde ela tenha os 2 sentidos que falei, e indo para o segundo sentido da palavra saiu recentemente uma pesquisa que cada vez mais a venda de bolachas (Vinil) está aumentando. Não vivemos sem nostalgia né?


Tenho quase certeza que 99% das pessoas que estão comprando esses discos tem mais de 30 anos mas blz.


Em tempos moderninhos quem lidera a venda de discos é o Radiohead em segundo a Adele veja só.
Em 2011 as vendas de discos em vinil foram as melhores dos ultimos 6 anos segundo a Official Charts Company, que complia os principais rankings musicais oficiais do Reino Unido. 


Com relação ao ano passado onde foram vendidos 240 mil discos o aumento foi de 40% e se continuar assim até o fim do ano serão vendidos 300 mil discos.


Torço para que estas vendas aumentem muito mais a ponto de ser comum encontrarmos as tais bolachas nas prateleiras, para terem uma idéia o ano 1975 foi o que mais se vendeu discos 91,6 milhões. 


Não tem como questionar a superioridade com relação a qualidade de audio e design que um vinil tem com relação a um mp3 ou cd da vida, mas sabemos que por enquanto o preço e a dificuldade de se encontrar restringe o acesso a estas bolachas a colecionadores e adoradores.


Se liga no TOP 10 dos mais vendidos:


1 -The King of Limbs - Radiohead
2 - 21 - Adele
3 - Different Gear Still Speeding - Beady Eye
4 - Suck It and See - Arctic Monkeys
5 - Let England Shake - PJ Harvey
6 - Bon Iver - Bon Iver
7 - Submarine - Alex Turner
8 - Director's Cut - Kate Bush
9 - Build a Rocket Boys - Elbow
10 -Nevermind - Nirvana


Olha isso minha gente:


Dizem que o The voice of Frank Sinatra foi o primeiro Vinil a ser lançado, logo o danado deve valer uma grana violenta e tem gente metendo a mala no You Tube com ele, se liga:








Abraço
Jeff...

Nenhum comentário:

Postar um comentário